terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Visitante Sou Eu!

Ontem, o amanhecer encarnado foi diferente de todos os outros dias deste campeonato. 

Apesar da felicidade do empate, há uma certa apreensão em relação á exibição em Alvalade e de que forma é que essa exibição influenciará o resto da época.

Para mim, ambos sentimentos benfiquistas têm razão de ser e até podem conviver juntos.

Eu fiquei extremamente triste com a nossa exibição e não foi por termos jogado á defesa, pois eu até teria entrado mais á defesa, do que Jorge Jesus.

Para mim, com  Júlio César e Gaitan lesionados, eu achei que o Benfica poderia iniciar o jogo como o fez no Dragão, com um meio campo povoado com três jogadores (Samaris, André Almeida e Pizzi por exemplo) e deixando Ola John, Salvio e Lima na frente.

Pensei que seria assim que o Benfica jogaria e na segunda parte então com Talisca e Jonas no jogo, talvez pudéssemos pensar em ganhá-lo.

Posto isto, é muito fácil hoje criticar o jogo defensivo de Jorge Jesus mas o problema é que o Benfica teve André Almeida e Samaris a defender e nenhum deles a criar nenhum tipo de jogo atacante.

E o que fez o Sporting?

Então o Sporting, com Carrilho, com Nani, com Montero, com Capel, com Tanaka e com Carlos Mane marcou um golo, como marcou no Estádio da Luz - numa oferta dum jogador do Benfica.

Isto são factos, e contra factos não há argumentos.

Todos falam que o o Benfica teve  a sorte do jogo, mas ninguém fala que se não fosse a felicidade, sorte ou dádiva do passe errado de Samaris, o Sporting nunca teria marcado nenhum golo e muito possivelmente o jogo teria acabado 0-0. 

Se no Estádio da Luz foi Artur que ofereceu o golo ao Sporting, ontem foi Samaris o que revela que  o Sporting em dois jogos não conseguiu marcar um golo com a sua dinâmica de ataque que obviamente é fraca. 

Agora, Jesus tem razão quando diz que as defesas se suplantaram aos ataques. Sim é verdade, mas não podíamos ter jogado um pouco mais?

Podíamos e devíamos, mas provavelmente no domingo tivemos todos um murro de realidade em relação ao nosso plantel e eu próprio assumo isso, pois a exibição deixa-nos apreensivos e a pensar no futuro.

O futuro imediato é risonho para o nosso clube em termos pontuais pois termos 4 pontos de avanço sobre FC Porto depois de termos ido ao Dragão, Alvalade, Braga, Paços de Ferreira,  Madeira contra Marítimo e Nacional, Estoril, Penafiel, Coimbra e ao Bessa.

Falta nos ir a Guimarães na penúltima jornada e a Moreira de Cónegos, Arouca, Vila do Conde, Belém e Barcelos.

Ou seja, sabendo que o FC Porto vai jogar contra o Sporting em casa, vai jogar a Braga e ainda tem de ir jogar ao Estádio da Luz eu volto a dizer que estes quatro pontos de avanço são ouro para o nosso clube.

O que eu pergunto aos analistas de futebol em Portugal é se tudo fosse ao contrário...

Se o FC Porto tivesse com 4 pontos de avanço, o Benfica tivesse que jogar em casa com Sporting, ir ainda a Braga e ir ao Dragão quem seria o favorito?

Nós estamos bem na Liga mas vou escrever o que disse no final do jogo do Dragão e discordando de Jorge Jesus...

A Liga vai se decidir no Estádio da Luz no jogo Benfica vs Porto mas até esse fim de semana do 25 de Abril, ainda muito se terá que jogar e sofrer.

O Benfica jogou com Artur que tem 34 anos - os suplentes tem 35 (Júlio César) e 36 (Paulo Lopes) - Eliseu tem 31, Luisão tem 33, Maxi tem 30, Jardel já tem 28, Jonas tem 30 e Lima tem 31 anos, o que significa que temos 7 jogadores titulares em Alvalade com média de 31 anos.

Mesmo tendo jogadores muito jovens no plantel e que são já apostas de futuro no meio campo, temos problemas de idade na baliza, na defesa e no ataque titular.

Se juntarmos ao problema da idade o problema que será perder Gaitan em Junho, chegamos facilmente á conclusão que o Benfica não pode vender mais ninguém e teremos que investir em jogadores nas alas e no ataque, mas isso não é nada que nos preocupe agora.

Para terminar a minha analise ao fim de semana, queria dizer outras coisas extra futebol. 

A faixa infeliz que entrou no pavilhão da Luz no jogo do Futsal não pode entrar e se alguém quiser escrever e levar essa faixa - ou similares para - dentro do pavilhão,  alguém da direcção do Benfica tem de ir lá, dar um grito para estes meninos mal educados e tirar a faixa imediatamente do pavilhão.

Segundo, a claque do Benfica não pode de maneira nenhuma, enviar "very lights, petardos, artefactos luminosos" ou o que quer que lhes chamem para nenhuma bancada.

Isso é selvajaria e se há selvagens no nosso clube - infelizmente há em todos - alguém da direcção não tem que ter medo e tomar as medidas certas, pois isto é inconcebível. 

Estou farto de viajar  no meio da nossa claque para vários estádios no nosso país e no mundo nos últimos 20 anos e sempre protejo os nossos, mas quando as atitudes são contra o bom senso civil e de boas regras de convivência social, eu digo Basta!

Estas duas atitudes foram algo que envergonham a História do nosso clube. 

No entanto, as atitudes do clube de Alvalade são ainda piores e isso é o que me impressiona neste clube de viscondes. 

Então, se eu critico a faixa no pavilhão da Luz a lembrar o fatídico dia no Jamor em 1996, também critico a faixa no topo sul de Alvalade onde se fala da morte dum adepto nosso, também critico a faixa onde se fala uma vez mais de Eusébio, também critico o facto de omitirem o nome do Benfica e repetidamente gritarem visitante na voz do seu irritante speaker e também critico a falta de segurança dum estádio que ano após ano insiste em ter um fosso perigoso e que mete em risco a vida de pessoas - sejam elas do Sporting ou dos visitantes

Todas estas vergonhosas atitudes de adeptos do Benfica e do Sporting mereciam total repudio das duas direcções e se possível em simultâneo.

Quando Bruno Carvalho atira pedras para o telhado do vizinho, sem ver o que se passa na sua própria casa, veste a pele do pior dos Juve Leo e isso não serve nem o futebol, nem a paz nem o seu clube. 

O que eu desejo é que o Visitante consiga ganhar ou empatar no Dragão quando lá for no dia 1 de Março e que seja minimamente bem tratado, porque parece que foram ao Dragão copiar a maneira como não se deve receber um adversário. 

Força Benfica

Sem comentários: