segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Benfica 2012 - 2020

Esta época tenho sido um autêntico desastre na manutenção deste blog, mas a verdade é que não tenho tempo para escrever, apesar de não me ter afastado nem por um minuto da vida e do acompanhamento diário do nosso clube.

Sei que em Março vou dar prioridade ao blog e ao Benfica, fruto da diminuição de ritmo de trabalho e de viagens na minha vida, mas é a partir de hoje que se começa a escrever o verdadeiro Benfica 2012 e o Benfica dos próximos anos.

Para começar, aplaudo a época quase perfeita que o nosso futebol profissional tem feito. Sei que o meu último post focava na importância da conquista da Taça de Portugal, continuo a sonhar com o dia em que Jesus priorize esta Taça mas habituei-me ao prematuro afastamento na Madeira e não choro sobre esse resultado.

Na Liga chegar a meio de Fevereiro com vitórias em todos os jogos excepto três empates em Barcelos, no Porto e em Braga  é algo muito, muito bom.

Na Taça da Liga chegar às meias finais com três vitórias é o expectável numa equipa de topo e no grupo da Champions ganhar todos os jogos empatar duas vezes com Manchester United, eliminando-os e empatar uma vez contra Basel faz desta presença algo muito positivo nesta primeira fase.

Agora começa a sério o futuro da nossa época e começamos a jogar de forma muito directa para títulos.

Demos já todos os passos de gigante para podermos ser campeões este ano mas faltam 3 pequenos passos que nos podem carimbar o título já em Março.

Jogar contra Guimarães, Académica e FCPorto é prova de fogo para o nosso Benfica. Somos superiores a todas estas equipas, mas cada uma delas nos podem tirar pontos e assumir isto é ter a humildade de reconhecer as dificuldades.

Jesus aparentemente aprendeu a lição de alguma arrogância e a sobranceria com que atacou a época passada e espero que esses tempos não voltem nestes próximos meses. Os cinco pontos de avanço, o score de equipa com mais golos marcados em todas as competições nacionais e a nota artística elevada em vários jogos não podem significar nenhum tipo de descanso ou de pouca concentração.

Se chegarmos ao jogo contra FCPorto com mais 5 pontos que o nosso oponente - consequência de vitórias nos próximos dois jogos em Guimarães e Coimbra - garante-nos todas as condições para fazer do jogo do título a maior festa do ano no Estádio da Luz no próximo  dia 2 de Março.

Eu estou já em Moscovo e irei para São Petesburgo apoiar a equipa num jogo com grau de dificuldade altíssimo. Estarei lá na bancada a apoiar o Benfica e a suportar os -15 graus negativos que apregoam poder estar à hora do jogo. Esta eliminatória da champions league serão duas finais neste novo Benfica de 2012 e serão decisivas para o nosso projecto de futuro. Muito mais importante do que alguns possam pensar.

Termos o prémio de estar nos 8 melhores clubes europeus e poder jogar mais dois jogos nesta importante competição será uma cereja muito apetecida e totalmente merecida para este novo Benfica, mas para que isso aconteça teremos que jogar ao nosso melhor nível nestes dois jogos. 

E porque é que o Benfica tem hipótese de fazer história nesta época e nas restantes que se seguirão?

Porque finalmente temos uma estrutura, uma equipa, um treinador e adeptos numa paz que nos dá muita esperança para o futuro.

Eu defendo há muito tempo que o Benfica deveria apostar mais nos jogadores portugueses e tenho-o manifestado por este pequeno canto blogosférico e por outros cantinhos espalhados pele mundo. Sei que do "querer ao fazer" vai um caminho muito complicado e de dificil execução, mas tenho esperança que isso possa mesmo acontecer nestes anos que se seguem.

Neste momento temos oito jogadores nacionais na equipa, mas podem ser dez no próximo ano ou doze nas próximas épocas. Tão ou mais importante que os portugueses na equipa é a manutenção duma estrutura base que possa ser desfalcada aqui ou ali por vendas irrecusáveis, mas que mantenha a estrutura base nos próximos anos.

Falta-nos um defesa esquerdo para o lugar de Emerson e um defesa direito caso Maxi Pereira falhe - como se viu esta semana com a inlcusão de Witsel não há alternativas. Tirando essas posições e talvez um central caso aconteça algo a Garay e Luisão  - Miguel Vitor e Roderick podem ser alternativas de futuro - temos opções para todas as posições neste ano e nos próximos.

Acredito que Gaitan possa sair no final da época e Jesus acredita que Djaló terá categoria para o substituir. Sinceramente eu não acredito nisso, mas quero acreditar que o resto da equipa se possa manter.

Com os 30 milhões de Gaitan e com as receitas desta época na champions league não deveremos necessitar de vender mais ninguém para equilibrar o próximo orçamento - Cardozo ou Javi por algo irrecusável? Talvez, mas mesmo estes eu não venderia a não ser por uma proposta milionária...

Sobre Rodrigo e Nelson Oliveira o ideal seria que ambos pudessem assinar contratos de 10 anos e podermos tê-los connosco pelo menos mais 5 épocas. Sei que é um exagero mas poder ficar com Nelson Oliveira e com Rodrigo até Junho de 2016 seria importante factor chave de sucesso neste Benfica dominador que todos queremos nesta década.

Noutro dia um amigo dizia-me que faz falta a este Benfica um "Humberto Coelho" no sentido em que precisamos dum português referência no Benfica e na selecção, quiçá capitão, independentemente de ser defesa, médio ou atacante.  

Luis Filipe Vieira na ultima entrevista à RTP disse que Luisão ou Aimar são já referências do clube e tem razão, mas não são nem portugueses nem referências da nossa selecção e isso faz toda a diferença. 

Pelos vistos dificilmente teremos esta referência nacional no Benfica neste próximo mandato de Luis Filipe Vieira, apesar de eu achar que Nelson Oliveira está a ser trabalhado ao mais alto nível para ser o próximo atacante da nossa selecção, Roderick também podem ser selecionável a um dois anos mas vejo-o com processo mais complicado e Coentrão era mas já foi.... 

Djaló é uma incógnita e mesmo que Jesus o faça a maior estrela do mundo - obviamente não acredito - nunca será Humberto Coelho obviamente...

No entanto, a unica maneira de ter esse português no Benfica muitos anos é fazer acreditar a esse jogador que o lugar dele é no Benfica e Jesus deu a semana passada o primeiro passo para que Nelson Oliveira - e até mesmo Rodrigo - pense desde já que pode chegar a outro grande europeu quando afirmou na conferência de imprensa que "não sabe se eles (Nelson Oliveira e Rodrigo) ficarão muito tempo no Benfica"

Pois esta é a grande questão do Benfica de futuro.

Manter os melhores jogadores jovens muitos anos sem lhes dar a entender que os milhões deles serão a nossa salvação financeira, sejam portugueses ou estrangeiros

Gaitan pode ser vendido por 30 milhões, Cardozo pode ser vendido mais cedo ou mais tarde por 18 milhões e podemos ir recuperar os milhões que sobram no orçamento com aumento de receitas na champions e com aumento de receitas nos direitos de TV. Até aqui tudo bem...

Com mais um incremento na venda dos Red Pass e com a excitação duma equipa para o futuro, o Benfica pode voltar a ser dominador no futebol nacional e a sonhar com os quartos da champions mais vezes.

O problema deste cenário é a dependência que o Benfica tem do fundo de jogadores pois todos os nossos bons activos estão nesse fundo que dominou nestes últimos anos grande parte das nossas receitas antecipadas. Este fundo é algo muito positivo porque nos permite encaixar esses milhões antecipadamente, mas também é pelo fundo que morremos na esperança de ter longevidade na nossa equipa.

Os titulares do fundo não investem para que o jogador fique no Benfica apesar do Benfica ter cláusulas que protegem esta situação. Eles investem porque sabem que pode ser um investimento que gere mais valias em pouco tempo. 

Luis Filipe Vieira assumiu que os direitos televisivos do Benfica serão vendidos à Olivedesportos ou então o Benfica ficará com esses mesmos direitos a explorar na Benfica TV.

Ou seja não há qualquer outro player interessado nos nossos direitos. Ou Olivedesportos ou Benfica TV!

Qualquer pessoa que entenda um pouco do mercado publicitário e dos custos que se têm na realização e produção dum jogo de futebol sabe que a única maneira que o Benfica tem de ganhar os tais 25 milhões anuais pelos 15 jogos da Liga é fazer pay per view na Benfica TV e mesmo assim parece impossível de chegar a estes valores...

Nacionalmente e tendo a Benfica TV na MEO e deixando a ZON de lado, o Benfica não tem hipótese nenhuma de chegar sequer perto deste valor.

Resolvendo esse problema e tendo a Benfica TV nos dois principais operadores nacionais - MEO E ZON, além de todos os outros que já têm Benfica TV como Cabovisão ou similares - e assim sendo acessível a muito mais gente, sabendo que quando o Benfica jogasse em casa a opção de ver o canal teria de ser  pay per view é muito dificil que o Benfica facturasse 25 milhões de euros em 15 jogos. 

São 1,66 milhões de euros/média por jogo em pay per view, número que eu acho impossivel de fazer nos próximos 2-3 anos tendo em conta o panorama nacional de crise.

Há no entanto uma janela de oportunidade para a Benfica TV no mercado internacional e isso terá que ser colocado na óptica de internacionalização da marca Benfica nos próximos anos.

Antes de falar de direitos televisivos vou falar de alguns exemplos que podem descrever a dificuldade - não confundir com a impossibilidade - de definir uma estratégia de internacionalização da marca Benfica.

Quando entro em várias lojas Adidas espalhadas pelo mundo para ver que clubes têm aí camisolas à venda, invariavelmente a camisola do Benfica não está lá e seria tão importante ter a nossa camisola com o nome duma estrela da nossa equipa em todas as lojas Adidas espalhadas pelo mundo, como estão outras camisolas de clubes muito menos importantes mas que estão em ligas maiores.

Este exemplo da não presença da camisola do Benfica nas lojas Adidas é uma metáfora para a pouca notoriedade do Benfica noutros mercados.

Penso sempre que não está lá por três razões...

Uma delas é a fraca notoriedade do nossa Liga. Há muito a fazer nesta área e eu penso que aqui a aproximação dos três grandes numa óptica de "Liga Unida" poderia animar a coisa, mas isso só acontecerá com o desaparecimento do senhor Pinto da Costa e o renascimento duma nova ordem.

A outra razão é a fraca identificação do Benfica com uma grande estrela internacional.

Di Maria foi vendido, Aimar e Saviola são conhecidos, mas quase veteranos, Javi Garcia não é da selecção espanhola, Witsel é um fenómeno mas sendo belga nunca vai ser uma estrela mundial e temos em Rodrigo o "às de trunfo" nesta hipótese de podermos ter uma estrela galáctica "à nossa escala" na equipa de futebol do Benfica.

Last but not least, eu sinto nas minhas viagens várias pelo mundo, a falta duma clara identificação da marca Benfica à cidade de Lisboa.

Real Madrid, Barcelona FC, FCPorto, Inter Milan, AC Milan, Manchester United ou Manchester City, Liverpool, Bayern Munchen, entre muitos outros tem uma clara associação da cidade ao clube. 

O Sport Lisboa e Benfica tem o nome da cidade no nome do clube - ao contrário do rival lisboeta - e eu penso que isso deveria ser aproveitado nesta óptica de internacionalização da marca Benfica.

Lisboa é uma cidade com caché, com bom posicionamento, com ar cool, tradicional mas moderno qb, com muito boa imagem no panorama internacional sendo por muitos considerada o segredo mais bem guardado da Europa

O Benfica pode ser conhecido como o Lisboa Benfica ou Benfica Lisboa mas é importante que se associe o nome da cidade ao clube. Eu viajo pelos cinco cantos do mundo e sei do que falo quando digo que só tínhamos a ganhar em ser o clube de Lisboa no mercado internacional e isso trabalha-se com variáveis de marketing obviamente.

A minha paixão pelo Benfica faz com que sempre fale do clube, defenda a nossa história, vanglorie o presente e projecte o futuro em discussões com várias pessoas de vários quadrantes sociais, intelectuais ou até desportivos.

Não é a mesma coisa estar a falar com um embaixador dum país, com um diplomata, com um empresário de sucesso, com um artista, com um taxista, ou com empregado de café e eu falo com todos sobre o Benfica em vários países e noto um reconhecimento da notoriedade do Benfica como um grande clube português, mas não há uma associação a Lisboa como existe com outros clubes que têm a cidade no nome internacionalmente reconhecido.

Passando estes pontos prévios passo à questão dos direitos televisivos do Sport Lisboa e Benfica.

Então se a Liga for mais forte, se o canal Benfica tiver mais e melhores conteúdos, se a Adidas tiver a camisola do "Benfica Lisboa" em cada loja nos 5 cantos do mundo (e isso negoceia-se ao mais alto nível e coloca-se como cláusula no próximo contrato), se as estrelas de hoje se mantiverem no clube e forem as estrelas de amanhã - Rodrigo titular de Espanha no Benfica, o tal Nelson Oliveira que pode ser o capitão da selecção portuguesa e o atacante referencia da nossa equipa, um tal novo jogador que podemos contratar nos próximos anos e que pode ser titular da selecção brasileira ou argentina ajudaria - se a presença assídua na champions league for uma realidade e não uma miragem, o canal Benfica tem hipótese de ser licenciado para várias plataformas internacionais como a MEO ou ZON de vários países.

Se isto tudo acontecer, o Benfica tem hipótese - se bem que remota - de conseguir gerar os 25 milhões anuais de receita que deseja o nosso presidente e até mais, mas para que isso aconteça teremos realisticamente que ir preparando o canal noutros territórios.

Hoje encontrei um grupo de 10 angolanos num aeroporto em escala para Moscovo. Eles vinham de Houston a caminho de Luanda, trabalham na área de petróleo e diziam-me que se nos 80s ou 90s, Angola parava para ver um jogo do Benfica ou do FCPorto - palavras deles - agora param para ver o Real Madrid e o Barcelona. Parece-me óbvio e um sinal da globalização do fenómeno multi nacional que Mourinho, Ronaldo, Messi e comparsas têm no mundo, mas há que aproximar de novo alguns mercados importantes que já foram nossos e potenciar novos mercados de pessoas que adoram futebol e adoram Lisboa por exemplo. África, América, Ásia e alguma Europa aqui ou ali poderão ser determinantes neste projecto...

Depois de muito meditar e depois de pensar no que me custa escrever esta frase, digo-o que se eu mandasse algo neste Benfica 2012 não teria qualquer problema em  assinar o contrato com a Olivedesportos por mais 5 anos e em 2018 tentava reunir as condições ideais para poder partir para outra opção dentro da Benfica TV.

Isto porque para ter os jogos na Benfica TV desde já, exige que se tenha um departamento comercial nacional e internacional muito forte, exige uma dose de risco muito elevada e exige uma dedicação da direcção do Benfica a este projecto quase a 100%, retirando energia para outros projectos que se têm que desenvolver noutras áreas e que necessitam de foco completo do nosso presidente e vice-presidentes.

Sendo assim, eu acho que a Benfica TV tem muito a corrigir, tem de deixar de ser um canal fechado num benfiquismo isolado e muitas vezes sectário no facciosismo, para ser um canal aberto,  obviamente benfiquista mas tem que mudar algum do seu posicionamento mais infantil/juvenil e ser uma referência de credibilidade. Gosto pouco de Quimbés e afins e acho que mesmo podendo ter humor, há níveis de bom gosto que não se devem descer e a classe dos Gato Fedorento chega para exemplificar o que digo.

Mais do que ser o "Jornal do Avante" em formato televisivo e adaptado ao Benfica tem obviamente que crescer para se poder tornar uma alternativa credível à opção Olivedesportos e um canal visto nos cinco cantos do mundo. 

Isso vai demorar uns anos e portanto o mais normal é que no final deste mês de Fevereiro, inicio do mês de Março a Olivedesportos seja parceiro do Benfica por mais uns aninhos.

Sei que grande maioria dos adeptos pensa com o coração e contra a Sport TV, mas a verdade é que é a melhor opção, e não vem grande mal ao mundo. Desde que Luís Filipe Vieira acautele os diferidos de todos os jogos algumas horas depois para o canal Benfica criando o hábito nos espectadores nacionais e internacionais de ver os jogos do Benfica no nosso canal - o ideal seria imediatamente a seguir - se o nosso presidente exigir a Oliveira que o Benfica tenha 3 a 5 jogos à tarde em cada época para se começar a ganhar o hábito e as receitas das familias juntas no futebol e se conseguir um prémio de 5 a 7 milhões de euros para época que já está vendida como bónus de assinatura -  época de 2012-2013 - eu aplaudiria de pé.

O futuro do Benfica é muito risonho e positivo. Não tenho dúvidas que o domínio do futebol nacional será uma realidade nesta década e que a presença assídua na champions fará aumentar em muito as nossas receitas, reduzindo a dependência da venda do tal jogador em cada época - foi assim com Ramires, Di Maria, David Luiz ou Coentrão desde que Jesus está no Benfica.

Para que isto tudo aconteça é importante que se ultrapasse este Zenit.

Só isso... E por aqui está fresquinho... Hoje assustei-me com o frio porque é mesmo algo inacreditável e que afecta a respiração, o corpo, a mente e só uma equipa guerreira e com grande espírito de sacrifício pode sair vitorioso da eliminatória.

São características que a nossa História nos ensinou a considerar como parte da nossa mística.

Força Benfica


Sem comentários: